O Barão nas árvores
Apresentação: 04/04 (domingo), às 15h
Esta encenação é inspirada na obra homônima e no realismo fantástico de Ítalo Calvino, e traz referências às tradições e canções da cultura popular nordestina brasileira, como o Cavalo Marinho. O espetáculo infanto-juvenil , é o primeiro solo do ator, palhaço, circense, músico e produtor Marcos Lopes, tem direção de Guilherme Hunder, assistência de direção de Antônio Fabio e preparação de ator, do pesquisador e brincador de Cavalo Marinho, Lineu Gabriel .
Preenchido de poesia e singeleza, em um híbrido de música, dança, teatro e contação de histórias, o espetáculo traz um pouco da linguagem do teatro de animação, brincando com objetos e bonecos. O espetáculo recebeu em 2018 pelo Braskem de Teatro 2018, as indicações nas categorias “ator” e “espetáculo infanto-juvenil
Este é o segundo infanto-juvenil do Coletivo Duo, do qual Marcos Lopes integra, e trata sobre a relação da criança com o mundo, principalmente, com a família, além de discutir temas como sustentabilidade e meio ambiente, valores e cidadania, poder e amor. A dramaturgia – que tem um humor fino e sofisticado – traz ainda acréscimos e versos escritos por Marcos Lopes e Antônio Fábio. “O espetáculo traz reflexões sobre as escolhas que fazemos, mesmo crianças, sobre preservação do meio ambiente e o poder de transformação que a arte tem em nossas vidas.
Cosme vive como filho de nobres, mas não deixa de olhar e cuidar das pessoas pobres da localidade. “Ele vira um cidadão do mundo e faz de tudo para preservar esse mundo. Vira um militante do meio ambiente. Toda a preparação corporal do ator é alicerçada na manifestação popular do Cavalo Marinho, folguedo da Zona da Mata de Pernambuco, com sua musicalidade, figuras, motes e passos.
Sinopse
O barão nas árvores conta de forma lúdica e poética a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando num grande defensor da natureza e do meio ambiente. Misturando teatro, música e contação de histórias para narrar as aventuras do Barão, a adaptação da obra de Ítalo Calvino traz elementos que no passado eram próximos do universo infantil e hoje tornaram-se quase desconhecidos: as brincadeiras e as manifestações da cultura popular nordestina. O espetáculo busca trazer reflexões sobre as escolhas feitas desde a infância, a preservação do meio ambiente e o poder de transformação da realidade através da arte.
Ficha técnica
ATUAÇÃO: Marcos Lopes
DRAMATURGIA: Antonio Fábio e Marcos Lopes, livre adaptação a partir da obra de Ítalo Calvino
DIREÇÃO, FIGURINO, MAQUIAGEM E ADEREÇOS: Guilherme Hunder
DIRETOR ASSISTENTE: Antonio Fábio
CENÁRIO: Erick Saboya
DIREÇÃO MUSICAL: Luciano Salvador Bahia
CANÇÕES ORIGINAIS: Saulus Castro
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Mônica Nascimento
ILUMINAÇÃO: Allison de Sá
PREPARAÇÃO CORPORAL: Lineu Gabriel Guaraldo
ASSISTENTES DE FIGURINO E ADEREÇOS: Giovanna Boliveira e Vitor Urbano
BONECOS: Wellington Rosário
COSTUREIRA: Saraí Reis
CHEFE DE CENOTECNIA: Adriano Passos
CENOTÉCNICOS: André Passos, Bruno Matos, George Santana e Cássio Tomate
ASSISTENTE DE CENOTECNIA: Israel Santos
PROGRAMAÇÃO VISUAL: Augusto Assunção
FOTOGRAFIA: Diney Araujo
PRODUÇÃO: Marcos Lopes e Guilherme Hunder
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO: Bruna Lima e Eric Lopes
REALIZAÇÃO: Coletivo Duo